18.7.12

Chapinha estraga o cabelo?

Oieee meninas!!!

Muitas meninas investem na progressiva outras preferem a escova ( eu odeio aqueles puxões de cabelo da escova) mas sei que algumas meninas assim como eu adoram uma chapinha...
Eu já fiz progressiva mas achei o processo demorado e o efeito dura pouco tempo no meu cabelo já que lavo o cabelo quase todos o dias. Depois que lavo, seco com o secador e depois uso a chapinha, isso é quase diariamente. As vezes me vem aquela pergunta: será que a chapinha estragar o cabelo?
Fui em busca de uma resposta e agora vou dividir aqui com vocês que são adeptas da chapinha assim como eu.



Mais afinal chapinha estraga ou não o cabelo?

É difícil dizer, pois existem casos e casos. Sabemos que existe uma série de cuidados para o antes, durante e o depois do alisamento.
O fato é que o cabelo é revestido por escamas, como todos sabem. Essas escamas têm a função de proteger a queratina capilar, que basicamente é o composto do cabelo. O problema é que a alta temperatura da prancha danifica gradualmente estas escamas. Quanto mais você alisa com chapinha, menos proteção a queratina terá. Aí aparecem as pontas duplas, o cabelo ressecado e quebradiço. Todo mundo conhece ou já viu alguém com um cabelo assim.
A frequência de alisamento causa danos irreparáveis aos fios, sendo que em muitos casos o único jeito de reparar é cortando toda a extensão comprometida.
Quem precisa fazer chapinha diariamente e quer seus cabelos sempre bonitos, devem manter um tratamento intensivo para minimizar os danos, mas eles estão lá. Para quem ainda reluta em acreditar, basta pensar no óbvio, a temperatura de uma chapinha pode estar acima de 180º Celsius. Não há, no corpo humano, proteína capaz de suportar ilesa tal temperatura.Existem produtos no mercado específicos para prancha. A função deles é proteger os fios do calor, o que pode diminuir os danos ou até torná-los quase imperceptíveis para quem não faz chapinha todos os dias.
Esses produtos devem ser passados antes da escova, processo obrigatório para quem usa prancha. A chapinha vem por último, apenas para dar acabamento.Após a prancha alisadora ser passada nos fios é importante fazer uma hidratação, mesmo que seja caseira, utilizando bons produtos. E evitar repeti-la com frequência, para que o cabelo possa se restabelecer. O importante é ter consciência de que chapinha é uma aliada e não uma ditadura e por isso os cabelos devem ser alisados e tratados de outra forma.


RESPOSTA: SIM, CHAPINHA ESTRAGA O CABELO

Então meninas, parece que o uso constante da chapinha não é saudável aos nossos fios não, então e bom maneira um pouco na chapinha, pro bem dos nossos cabelos!! fazer o que né!? Então vamos caprichar na hidratação principalmente aquelas com produtos a base de queratina para a restauração das escamas dos cabelos. Nossos fios agradecem!!

OBS: Peço desculpa pela minha ausências aqui na semana passada e nessa também, fiz um exame de vista e fiquei "cega" por alguns dias rsrsr, podem comentar a vontade que mesmo com ausência de post responderei todos o comentários, inclusive de outros posts.

Beijos e até breve...

2 comentários:

  1. Oieeeeeeeee Daiana!!!
    Tudo bem minha linda!
    Bom, eu não gosto de fazer progressiva também viu :/ pois não curto meus cabelos totalmente esticados hehe
    Faço muito chapinha também mas enrolo as pontas.
    Adoro uma chapinha rrs'''
    Estraga mesmo viu...uma pena pois é super prático hehe
    Amei o post amiga ;)

    Beijinhus
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já usei muuuuita chapinha...
    Mas cheguei a essa conclusão também...
    Chapinha estraga o cabelo!
    Agora lavo e deixo secar natural... estou mais no estilo bagunçado alá Gisele Bundchein! rsrsr
    beijoo

    ResponderExcluir